PRESIDENTE

DIOGO LEITE SAMPAIO (MT)

Anestesiologista, atual vice-presidente da AMB, onde já foi diretor entre 2014 e 2017, presidente da Sociedade Matogrossense de Anestesiologia, membro da CNRM dede 2005, presidiu entre 2005 e 2006 a ANMR. No âmbito internacional é membro do Comitê de Assuntos Médicos Sociais e Comitê de Ética Médica da World Medical Association (desde 2015) e foi membro da Comissão Fiscal da Confederação Médica Ibero-Latino-Americana e do Caribe.

1ª VICE-PRESIDENTE

CARMITA HELENA N. ABDO (SP)

Psiquiatra, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientadora de Pós-graduação em Ciências pela FMUSP. Diretora da Associação Médica Brasileira. Ex-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria. Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP e presidente da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual. Membro do  Comitê de Ética Médica da World Medical Association.

2º VICE-PRESIDENTE

ROBSON FREITAS DE MOURA (BA)

Especialista em Cirurgia Geral, Oncologia Clínica e Cirurgia Oncológica, professor assistente da Universidade Salvador. Presidente da Associação Bahiana de Medicina, tesoureiro, membro do Conselho Superior e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Atua no Hospital Aristides Maltez. Membro do Comitê de Finanças e Planejamento da World Medical Association.

VICE-PRESIDENTE REGIÃO NORTE

JORGE AKEL (AM)

Médico Clínico, formado pela Universidade Federal do Amazonas. É o atual presidente da Associação Médica do Amazonas, conselheiro e secretário geral do Conselho Regional de Medicina do Amazonas.

VICE-PRESIDENTE REGIÃO NORDESTE

MAURO CESAR DE OLIVEIRA (MA)

Oftalmologista, presidente da Associação Médica do Maranhão e vice-presidente da Região Nordeste da AMB, conselheiro do CRM-MA, professor da Universidade Federal do Maranhão, membro da Academia Maranhense de Medicina e membro do Comitê de Finanças e Planejamento da World Medical Association.

VICE-PRESIDENTE REGIÃO CENTRO-OESTE

SERGIO TAMURA (DF)

Cirurgião do aparelho digestivo, conselheiro federal suplente do DF, vice-presidente do CRM-DF, chefe da Cirurgia Geral do HRCEILANDIA/SES DF, diretor clínico do Hospital Santa Luzia Rede D’OR DF e membro do Conselho Consultivo do Sindimed DF.

VICE-PRESIDENTE REGIÃO SUDESTE

ARNO VON RISTOW (RJ)

Cirurgião Vascular e Endovascular. Membro titular da Academia Nacional de Medicina, vice-presidente da Região Sudeste da Associação Médica Brasileira. Ex-diretor científico da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Professor coordenador do curso de Pós-graduação em Cirurgia Vascular da PUC-RIO.

VICE-PRESIDENTE REGIÃO SUL

NIURA TEREZINHA T. NORO (RS)

Médica do Trabalho, diretora do Exercício Profissional da Associação Médica do Rio Grande do Sul e conselheira do Cremers, Acadêmica Imortal da Academia Sul-Riograndense de Medicina do Trabalho, fez parte da Comissão de Saúde Ocupacional em Hospitais da Anamt. Ex-diretora da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho em diversas pastas e ex-conselheira da Amrigs. Formou-se e especializou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e na mesma faculdade concluiu o seu mestrado em Engenharia Profissionalizante com ênfase em Ergonomia.

SECRETÁRIO GERAL

JOSÉ LUIZ BONAMIGO FILHO (SP)

Médico Clínico e Hematologista, diretor da Associação Médica Brasileira, conselheiro do Conselho Federal de Medicina. Coordenador do Programa de Residência Médica em Clínica Médica e vice-coordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital Israelita Albert Einstein. Ex-presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes, Fellow do American College of Physicians, governador do Capítulo Brasileiro do American College of Physicians e membro do Comitê de Finanças e Planejamento e do Comitê de Assuntos Médico-Sociais da World Medical Association.

1º SECRETÁRIO

CONRADO F. DE ALBUQUERQUE CAVALCANTI (SP)

Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Diretor Cultural e criador e ex-coordenador do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Membro da Comissão de Saúde Digital da AMB, coordenador do Grupo de Estudos de Profissionalismo e Gestão da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Ex-vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica.

1º TESOUREIRO

FELIPE JOSÉ F. COIMBRA (SP)

Cirurgião Geral e Cirurgião Oncológico. Diretor do Departamento de Cirurgia Abdominal e do Centro de Referência em Tumores Digestivos Altos do Hospital AC Camargo. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e ex-presidente da Americas Hepato-Pancreato-Biliary Association. Membro do Comitê Científico da International Hepato-Pancreato-Biliary Association, além do Colégio Brasileiro de Cirurgia Hepato Pancreato Biliar, Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Associação Brasileira de Câncer Gástrico, representante internacional da Society of Surgical Oncology.

2º TESOUREIRO

FRANCISCO CARDOSO (SP)

Infectologista e Perito Médico Federal. Médico assistente do Hospital Emilio Ribas (SP). Formado pela UFRJ. Vice-presidente da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais. Especialista em Perícia Médica Judicial pela Escola Paulista de Magistratura, MBA Executivo em Saúde na Fundação Getulio Vargas (em andamento).

DIRETOR CIENTÍFICO

ANTONIO CARLOS P. CHAGAS (SP)

Cardiologista, diretor Científico da AMB. Professor titular na Faculdade de Medicina do ABC, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, foi o primeiro governador do Capítulo Brasileiro do American College of Cardiology (2008-2013) e é representante das Américas na Assembleia Internacional de Governadores do American College of Cardiology.

DIRETOR DE DEFESA PROFISSIONAL

EDUARDO BAPTISTELLA (PR)

Otorrinolaringologista, diretor da Defesa Profissional, diretor do Departamento de Alergia e Imunologia e presidente da Comissão Legislativa da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia. Presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (2021). Ex-presidente da Sociedade Paranaense de Otorrinolaringologia. Membro fundador do Instituto Americano de Otorrinopediatria. Delegado Regional do Paraná da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial, membro da Câmara Técnica do CFM (Otorrinolaringologia, Cabeça e Pescoço). Presidente do Comitê de Defesa Profissional da Associação Paranaense de Otorrinolaringologia.

DIRETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

EDUARDO NAGIB GAUI (RJ)

Cardiologista, ex-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro e ex-vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atua como diretor de Relações Internacionais da Associação Médica Brasileira. Membro do Comitê de Ética Médica da World Medical Association.

DIRETOR DE ATENDIMENTO AO ASSOCIADO

MARCIO SILVA FORTINI (MG)

Otorrinolaringologista, diretor de atendimento ao associado da Associação Médica Brasileira. Diretor de defesa do exercício profissional para assuntos de remuneração da Associação Médica de Minas Gerais. Ex-presidente da Sociedade Mineira de Otorrinolaringologia. Preceptor em Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da UFMG e mestre em Pediatria pela UFMG.

DIRETOR CULTURAL

JOSÉ ADERVAL ARAGÃO (SE)

Cirurgião Vascular, presidente da Sociedade Médica do Sergipe. Acadêmico das Academias Sergipana de Medicina e de Educação. Professor associado IV da Universidade Federal de Sergipe e professor titular da Escola de Medicina da Universidade Tiradentes.

DIRETOR ACADÊMICO

LEONARDO LESSA ARANTES (ES)

Cirurgião, cirurgião vascular, conselheiro do Conselho Regional do Medicina do Espírito Santo, presidente da Associação Médica do Espírito Santo e diretor da Sindicato dos Médicos do Espírito Santo. Atuou na Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Espírito Santo como cirurgião vascular e doppler vascular no Hospital Estadual de Urgências e Emergências Médicas. Médico legista da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

DIRETORA DE ASSUNTOS PARLAMENTARES

DÉBORA EUGÊNIA BRAGA N. CAVALCANTI (PB)

Conselheira do Conselho Regional de Medicina da Paraíba CRM-PB, diretora de Assuntos Parlamentares da Associação Médica Brasileira, presidente da Associação Médica da Paraíba, assistente do Serviço de Mastologia do  Hospital Santa Isabel de João Pessoa/PB, professora da Faculdade de Medicina Nova Esperança. Formou-se pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutoranda em Bioética pela Universidade do Porto/Portugal. Membro do Comitê de Assuntos  Médicos Sociais da World Medical Association.

CONSELHO FISCAL

FERNANDO ANTÔNIO G. DE ANDRADE (AL)

Cirurgião plástico, ex-presidente da Regional Alagoas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e atual presidente da Sociedade de Medicina de Alagoas. Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo e assistente estrangeiro pela Universidade de Paris VII – Hospital Saint Louis. Coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes. Professor titular da Universidade Federal de Alagoas. Membro do Conselho Editorial da Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, onde também coordenou a Comissão de Museu e História.

CONSELHO FISCAL

BENJAMIN BAPTISTA DE ALMEIDA (RJ)

Médico Dermatologista, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, atual presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro, formado pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, turma de 1974.

CONSELHO FISCAL

JOSÉ UMBERTO VAZ DE SIQUEIRA (GO)

Ortopedista e Traumatologista, presidente da Associação Médica de Goiás. Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Goiás e presidente da Sociedade Brasileira da Coluna Vertebral – Regional Goiás.

CONSELHO FISCAL

MARCELO MATOS CASCUDO (RN)

Cirurgião Cardiovascular, membro titular da SBCCV, diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Rio Grande e do Incor/Natal, presidente da Associação Médica do Rio Grande do Norte. Presidiu a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e chefiou o Serviço de Cirurgia Cardíaca do Incor/Promater. Ex-diretor-presidente da Cooperativa dos Médicos do Rio Grande do Norte.

CONSELHO FISCAL

EDUARDO FRANCISCO DE ASSIS BRAGA (TO)

Pediatra, médico Legista e Perito. Presidente da Associação Médica do Tocantins e vice-presidente da Região Norte da Associação Médica Brasileira. Conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina do Tocantins. Ex-presidente do Conselho de Dirigentes de Medicina Legal e diretor do Instituto Médico Legal do Tocantins.

 

CONSELHO FISCAL

CARMELO CARNEIRO LEÃO FILHO (CE)

Cirurgião Geral e Vascular. Presidente da Associação Médica Cearense, ex-presidente da Regional Ceará da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Conselheiro de Administração da Unimed Fortaleza e chefe de Divisão Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio UFC/Ebserh.