15 de agosto de 2020

CHAPA 2 CHAMA COMUNIDADE MÉDICA DE “EXTREMISTAS”

 

Para criar narrativa de vitimização e atacar membro da Chapa 1, a Chapa 2 ofendeu quase 100 mil médicos que há anos criaram uma comunidade na internet para debater e defender a medicina brasileira.  

 

O QUE IRRITOU A CHAPA 2: uma postagem que noticiava o apoio de ex-ministros da saúde à Chapa 2, feita no dia 01/08 pelo Dignidade Médica, grupo fechado do Facebook que reúne 96 mil médicos brasileiros que debatem os problemas da medicina e da saúde brasileira.

O QUE A CHAPA 2 DISSE: em um vídeo de quase quatro minutos, a Chapa 2 faz contorcionismos narrativos, mas não nega que seja apoiada pelos ex-ministros citados na postagem. Prefere andar em círculos, falando sobre fake news e tentando atribuir autoria da postagem a membro da Chapa 1. E, mesmo se dizendo contra fake news, tenta transformar suposições em verdades absolutas, de forma ardilosa e desleal.

Quase nada é verdadeiro na postagem da Chapa 2 sobre fake news, tirando o nome das pessoas, das comunidades citadas e com profundo desrespeito aos médicos brasileiros que lutam em prol da classe médica. Mesmo assim, é preciso deixar as coisas claras. Veja abaixo a “tradução” do que a Chapa 2 disse.

  • Segundo a Chapa 2: “É fake a montagem grosseira realizada em parceria pelas comunidades extremistas Dignidade Médica e Radar da Saúde” – A VERDADE: É lamentável ver esse tipo de agressão feita a um grupo de médicos que tanto se preocupam e atuam pelo bem da medicina brasileira, somente para tentar atacar a Chapa 1. Todos os membros da Chapa 1 se solidarizam com os médicos que participam do Dignidade Médica.
  • Segundo a Chapa 2: Que por fazer parte do Dignidade Médica, o membro da Chapa 1 (dr. Francisco Cardoso) teria sido o autor da referida postagem. – A VERDADE: Há centenas de médicos no referido grupo do Facebook com autorização de realizar publicações. Mesmo nesse cenário e sem provas que sustente suas ilações, a Chapa 2 tenta atribuir ao membro da chapa 1 a autoria da postagem.
  • Segundo a Chapa 2: “A comunidade Radar da Saúde, autora desse e de outros posts criminosos…” – A VERDADE: posts criminosos? Por que a Chapa 2 não os mostra? Por que não os denuncia?
  • Segundo a Chapa 2: “Hoje, Francisco Cardoso responde a vários processos na Justiça, além de ter outros problemas ético-legais. Semana passada, suas mentiras se transformaram em escândalo no Instituto Emílio Ribas…” – A VERDADE: Francisco Cardoso possui sim processos na Justiça. É verdade (finalmente uma verdade na postagem da chapa 2). Esses processos são em grande parte em virtude de Dr. Francisco nunca ter tido medo de falar as verdades nas lutas que travou pelos interesses dos médicos brasileiros e da associação que presidiu (ANMP). Logicamente, verdades machucam. E incomodam. Mas para liderar grandes lutas é preciso ter coragem de enfrentar os interesses que há décadas se encravam em entidades. O processo mais recente contra Francisco Cardoso é justamente o que tem como autor o dr. César Fernandes, que não gostou de ter sido lembrado que já defendeu doula, aborto no STF e o termo violência obstétrica. A Chapa 2 também sonegou informação importante: a grande maioria dessas ações judiciais foram vencidas pelo dr. Francisco Cardoso. Sobre o “escândalo” no Emílio Ribas, a Chapa 2 também não explica. E não conta o que aconteceu. Por quê? Porque não houve escândalo. Ele é médico concursado do Instituto há 16 anos e nunca se posicionou como representante do instituto e sim como membro do corpo clínico.

 

ENTENDA POR QUE ATACAM TANTO O DR. FRANCISCO:  por que ele defende os médicos? Por que fala verdades? Ou porque ele é a Chapa 1 e com isso a Chapa 2 pode dar margem para todo este tipo de manobra narrativa em sua campanha eleitoreira para a diretoria da AMB. Os médicos que conhecem Francisco Cardoso sabem quem ele é e que estas postagens da Chapa 2 em nada afetarão a imagem que construiu junto a este público. Mas, precisamos falar a verdade para os que ainda não o conhecem: informem-se, pesquisem. Falem com quem conhece o seu trabalho e entenderão os motivos para a Chapa 2 querer tanto atacá-lo.

CORTINA DE FUMAÇA: O processo movido pelo dr. César Fernandes contra o dr. Francisco Cardoso é mais uma trucagem eleitoral promovida pela Chapa 2. Factoide para abastecer as narrativas eleitoreiras. Será que se Francisco Cardoso não fosse da Chapa 1 ele teria sido processado? É claro que não. Tanto é que, a postagem de Francisco que “motiva” o processo, foi feita em 12/06, quando não havia Chapas para a eleição da AMB. Mas o dr. César só resolveu entrar com ação quando viu que Francisco fazia parte da Chapa 1. Essa é a verdade.

DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR: Dr. César não gostou de ser lembrado que defendeu a atuação de doulas (em matéria da revista da entidade que dirigia, a Febrasgo). Nem de ser lembrado que foi ao STF defender o aborto. Ou ter defendido a expressão “violência obstétrica” em entrevista à Rádio Senado. Parece que as verdades postadas por dr. Francisco, no seu próprio perfil pessoal, deixaram dr. César incomodando e por isso processou dr. Francisco. Mas não há como fugir da verdade. Vejam os links :

César Fernandes defende o uso do termo violência obstétrica em entrevista à Conexão Senado, veículo de Comunicação do Senado:

https://www12.senado.leg.br/radio/1/conexao-senado/evento-discute-violencia-obstetrica

Revista Febrasgo defendendo doulas na sala de parto (Revista Ela, da Febrasgo – página 26 a 30)

http://feitoparaela.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Revista-Ela-III.pdf

Folha de São Paulo, com entrevista do dr. César sobre aborto:

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/08/stf-comeca-debate-sobre-legalizacao-do-aborto-ate-12a-semana-de-gravidez.shtml

CHAPA 2 NÃO FAZ O QUE PROMETE: No vídeo, a Chapa 2 prometeu postar o processo completo, mas parece que “esqueceu” e acabou divulgando link somente da petição que fez ao juiz (onde, claro, só há a sua narrativa). Para quem quiser ver tudo, sem cortes e sem edições, é só clicar nos links abaixo. (links)

CHAPA 2 MENTE QUANDO DIZ QUE DR. FRANCISCO CONCORRE À REELEIÇÃO NA AMB: Mesmo se dizendo preocupada com fake news, a Chapa 2 não se compromete com a verdade. No vídeo, fala que dr. Francisco é candidato da situação à reeleição na AMB. É mentira! Dr. Francisco nunca foi diretor da AMB.

QUEM TEM MEDO DE AUDITORIA?: “eles sabem que vamos mesmo realizar auditoria externa rigorosa na AMB, trabalhar com honestidade e lisura, doa a quem doer”, diz o locutor em parte do vídeo da Chapa 2. O que o vídeo não diz é que a atual gestão da AMB já realizou auditoria externa independente na AMB. Motivado pela descoberta de esquema criminoso que desviava recursos da entidade, capitaneado por funcionária que trabalhava na AMB há quase três décadas. E a Chapa 2 sabe disso, pois diversos de seus membros estavam presentes quando a atual diretoria revelou o esquema descoberto, durante Assembleia de Delegados no final de 2019 e em Conselho Deliberativo no mesmo período. Vários de seus membros ou apoiadores estavam presentes nessas apresentações. Será que Chapa 2 não confia nos órgãos da AMB, mesmo que seus membros façam parte de vários deles? Também não confia na auditoria externa já feita? Não acredita no Ministério Público? A Justiça já quebrou o sigilo bancário dos envolvidos e em breve devem chegar aos mandantes dos desvios. Isso é um aviso aos envolvidos.

ILAÇÕES OPORTUNISTAS: A Chapa 2 sabe disso há quase um ano. E sabe que foi a atual diretoria que descobriu e solucionou o problema. É por isso que nos atacam? Queriam que tratássemos isso de outra forma? Em conversas reservadas? Selecionando dados ou informações para preservar determinadas pessoas? Por que os membros da Chapa 2 se omitiram até agora sobre esse assunto? Será que se esqueceram do assunto ou apenas queriam deixar isso para ser usado de forma distorcida em período eleitoral? Veja no site da AMB, na área logada de associado, todo o material distribuído nas referidas reuniões de 2019.

 

CUIDADO COM QUEM TEM VERGONHA DO PRÓPRIO PASSADO E QUER LHE ENGANAR.

 

VOTE EM QUEM DEFENDE O MÉDICO BRASILEIRO E TEM A HISTÓRIA PARA MOSTRAR ISSO. VOTE CHAPA 1 – DIOGO PRESIDENTE – JUNTOS, PODEMOS MAIS!