21 de março de 2020

Falta EPIs no Brasil inteiro!!!

Foi divulgado pela AMB, dia 19/3 à noite, um e-mail para envio de denúncias sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para quem atua na identificação ou tratamento de infectados pelo COVID-19. Já foram recebidas centenas de denúncias, o que levou a entidade a buscar um outro mecanismo de captura destas informações, para facilitar o controle e que busque as informações necessária para as providências que irá tomar a respeito: um formulário disponível em https://forms.gle/JtiyEkkeQWntTKXX6.

Os equipamentos básicos de proteção individual são: máscara tipo N95 ou PFF2; óculos e/ou Face Shield; luvas; gorro; capote impermeável e álcool Gel 70%.

As partir dos relatos recebidos, a AMB notificará os estabelecimentos denunciados e solicitando esclarecimentos sobre os fatos, preservando a identidade do denunciante. Também acionará de imediato, regionalmente, o Conselho Regional de Medicina (CRM) e as secretarias de Saúde Municipal e Estadual, assim como Conselho Federal de Medicina (CFM) o Ministério Público do Trabalho, na esfera federal. “Não podemos pedir empenho, desprendimento e dedicação aos médicos se não dermos as condições de proteção e segurança que necessitam”, afirma Diogo Sampaio, vice-presidente da AMB.